quinta-feira, 18 de março de 2010

Missão da AICEP vai à Guiné Bissau em Maio


Uma missão da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) desloca-se em Maio à Guiné-Bissau para concretizar investimentos neste país africano lusófono.

“Vamos fazer uma missão, que eu espero ser eu próprio a presidir e essa missão vai integrar desde bancos portugueses, a empresários, vamos prepará-la com dossiers concretos e quando chegarmos à Guiné-Bissau vamos sentarmo-nos à mesa com os empresários guineenses e com o governo da Guiné para concretizar operações”, afirmou o presidente do AICEP, Basílio Horta.

“Nota-se um interesse bastante grande de empresas portuguesas investirem na Guiné-Bissau, há muitas oportunidades, agora que há uma estabilidade política naquele território há várias iniciativas que se podem concretizar em vários domínios”, disse Basílio Horta,

Segundo o antigo ministro português, pode haver concretizações em domínios como a energia, agricultura, banca, serviços.

“Ao mesmo tempo vamos ao terreno ver as oportunidades que existem”, sublinhou.

“Tudo isto vai estar na nossa agenda e vamos trabalhar intensamente. A Guiné é importante por ela, mas também pela zona em que se insere”, explicou Basílio Horta.

A Guiné-Bissau faz parte da União Monetária da África Ocidental e da Comunidade Económica dos Países da África Ocidental, que representam mercados para o investimento.

Uma zona onde Portugal pode ter um papel muito interessante a desempenhar no âmbito da política diversificação de mercados, explicou Basílio Horta.

A missão do AICEP deverá integrar a comitiva da visita oficial que o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, prevê realizar à Guiné-Bissau e que terá uma forte componente empresarial.

Sem comentários:

Enviar um comentário