quinta-feira, 25 de março de 2010

ONU ajuda Guiné Bissau a criar esquadra policial modelo


Segundo a Uniogbis, a nova infraestrutura insere-se nas estratégias nacionais de reforma do sector da defesa, segurança e justiça.

O Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné Bissau, Uniogbis e o governo guineense assinaram esta quarta-feira um acordo para a construção de uma esquadra de polícia num dos bairros mais problemáticos da capital guineense, o Bairro Militar.

Uma nota da missão das Nações Unidas informa que a infraestrutura enquadra-se no estabelecimento de um novo modelo de policiamento no país.

Estratégias

Segundo a Uniogbis, este novo modelo insere-se nas estratégias nacionais de reforma do sector da defesa, segurança e justiça.

O director em exercício da ONU para a reforma desses três sectores na Guiné-Bissau, Antero Lopes, disse à Rádio ONU, que a esquadra é o primeiro passo na implementação de uma nova filosofia de policiamento.

"Vamos passar de um conceito de força para um conceito de serviço. Uma polícia orientada para a comunidade, a trabalhar pela comunidade com pessoas que serão criteriosamente escolhidas, treinadas e que gradualmente farão também a aprendizagem no local de trabalho com o apoio de tutores das Nações Unidas e de outros parceiros bilaterais, como Portugal, Brasil e Angola. Também corresponde à visão anunciada pelas autoridades de que a Guiné Bissau tem potencial para se transformar num estado modelo" afirmou.

Cooperação

A próxima acção de cooperação entre o governo guineense e a ONU na área de policiamento prevê a construção de duas novas esquadras modelo nos bairros de Quélelé e Bandim, em Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário