quinta-feira, 4 de março de 2010

PR augura futuro melhor

Bissau, - O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, considerou hoje (quinta-feira) que o país terá um futuro melhor, caso consiga aplicar os projectos previstos no âmbito da reforma do sector de Defesa e Segurança.


Malam Bacai Sanhá visitou hoje as instalações da missão da União Europeia para a reforma do sector de Defesa e Segurança, onde lhe foram apresentados os vários projectos elaborados para dar corpo à reforma.


"Fiquei muito satisfeito com a apresentação dos projectos que vão sustentar a reforma do setor de Defesa e Segurança. Francamente fiquei confiante de que se um dia conseguirmos fazer valer esse projecto, a Guiné-Bissau será uma Guiné-Bissau", afirmou o chefe de Estado guineense, em declarações aos jornalistas.


Os projectos apresentados ao Presidente guineense são aqueles que vão ser levados à mesa-redonda de doadores que o país pretende organizar em abril, num país ainda a designar, para o pedido de fundos.


O último relatório do secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, ao Conselho de Segurança elogia os esforços das autoridades da Guiné-Bissau, mas salienta a necessidade de a comunidade internacional apoiar financeiramente a aplicação da reforma do setor de Defesa e Segurança.


O Presidente da Guiné-Bissau aproveitou a sua deslocação à sede da missão da União Europeia para reiterar a sua confiança no trabalho que está a ser feito por quadros guineenses e elementos da comunidade internacional.


"A Guiné-Bissau está de parabéns. Temos quadros capazes e competentes e temos também uma comunidade internacional disposta a ajudar-nos. É nossa responsabilidade fazer valer o projecto da reforma", defendeu Malam Bacai Sanhá.



Questionado sobre o facto de a comunidade internacional aguardar pela aprovação do pacote legal que suporte a reforma, Bacai Sanhá disse estar confiante que a legislação será brevemente aprovada pelos deputados no Parlamento.


"Cabe aos deputados aprovar o pacote legal. Não posso falar em nome dos deputados, mas se for aprovado será imediatamente promulgado. Mas tenho a certeza que vai ser aprovado", frisou o Presidente guineense.


Bacai Sanhá considerou também ser fundamental a continuidade da missão da União Europeia para o apoio a reforma do sector de Defesa e Segurança uma vez que "ainda há muito trabalho por fazer".


O chefe da missão da UE, Juan Esteban Verastegui considerou, por seu lado, que a visita do Presidente da Guiné-Bissau às instalações da missão "é muito importante".


"É um dia muito importante, não só para a missão, como para o próprio país, a visita do Presidente da Republica às nossas instalações para verificar o que estamos a fazer", destacou Verastegui.





Sem comentários:

Enviar um comentário