segunda-feira, 15 de março de 2010

SIDA: ministério da Saúde afirma que número de casos na Guiné-Bissau é "preocupante"


O ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Camilo Simões Pereira, disse hoje que os números da SIDA no país são preocupantes e que atingem principalmente a camada jovem da população.

“Os números são realmente preocupantes porque, comparativamente aos indicadores existentes na sub-região, a Guiné-Bissau tem dos piores indicadores”, afirmou, em declarações à Agência Lusa.

Medidas para combater o HIV nos países lusófonos vão ser debatidas no III Congresso sobre SIDA, organizado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre quarta e sexta feira, em Lisboa.

“A média segundo os últimos estudos realizados em 2009 anda à volta 5,9 por cento, quase seis por cento de contaminados”, afirmou,

Segundo um relatório sobre a SIDA na Guiné-Bissau, divulgado quinta feira, a camada jovem, especialmente as mulheres, são as mais afetadas pelo vírus do HIV.

“É um sério problema porque infelizmente dá a impressão que os jovens não estão a assumir as suas responsabilidades”, afirmou o ministro, sublinhando que associa esse aumento ao consumo de álcool.

“Penso que o inimigo número um que temos neste momento tem a ver com o consumo excessivo do álcool”, disse.

“Quando se consome muito álcool, as pessoas sentem-se um pouco mais desinibidas e a tendência é para os excessos. Penso que por ai é que devíamos começar a ver as coisas nos centros urbanos”, explicou Camilo Simões Pereira.

“Nós temos de enfatizar esse aspeto e legislar um pouco mais sobre o uso e consumo de bebidas alcoólicas e da droga em si. Só assim podemos fazer baixar a taxa da prevalência na camada jovem”, disse.

Para o futuro, o ministro da Saúde guineense aposta na prevenção e lembrou que o Governo distribui gratuitamente tratamento antirretroviral.

“É uma grande vantagem porque os antirretrovirais custam muito. Se tivéssemos de pedir aos pacientes para que adquirissem os medicamentos, é quase certo que nunca sairíamos deste beco. Os pacientes não têm capacidade de resposta”, disse.

O primeiro registo de um caso de contaminação com o vírus da SIDA na Guiné-Bissau ocorreu em 1985 e, passados 15 anos, 5,9 por cento dos 1,7 milhões de habitantes do país estão infetados.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Sem comentários:

Enviar um comentário