quarta-feira, 31 de março de 2010

União Africana felicita sinais de estabilização em curso no país

Bissau - O Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) congratulou-se com os sinais de estabilização em curso na Guiné-Bissau, mas exortou as autoridades do país a concretizarem as reformas anunciadas sobretudo no sector de Defesa e Segurança.

Num comunicado a que a Agência Lusa teve acesso, hoje, terça-feira, em Bissau, o CPS felicita "a evolução encorajante e os progressos notórios desde a realização das eleições presidenciais antecipadas" de 2009 e enaltece ainda as medidas em curso encetadas pelas autoridades em matéria de boa governação, luta contra tráfico de droga e impunidade.

A anunciada conferência nacional de reconciliação também é outra das medidas saudadas pelo Conselho de Paz e Segurança da UA que vê na iniciativa uma forma de devolver a paz durável na Guiné-Bissau.

A conferência nacional de reconciliação está projectada para ter lugar no mês de Setembro de 2010.

Apesar dos avanços assinaláveis, a UA exortou os guineenses a porem de lado as querelas pessoas, focalizando a atenção nos assuntos de interesse nacional.

Neste particular, a UA voltou a exigir das autoridades políticas e judiciais guineenses que trabalhem no sentido de "fazer luz sobre os assassínios políticos ocorridos no país em 2009 e levar à justiça os responsáveis" pelos assassínios.

O conselho nota ainda com satisfação os esforços da comunidade internacional, nomeadamente Nações Unidas, União Europeia e comunidade de países de língua portuguesa, para ajudar a Guiné-Bissau a consolidar "os avanços registados no país".

Sem comentários:

Enviar um comentário