terça-feira, 27 de abril de 2010

AMI alerta para a necessidade do combate à malária


Lisboa - A Assistência Médica Internacional (AMI) lembrou este domingo a importância do combate à malária.

A preocupação da AMI relativamente à necessidade de combater a malária, são visíveis através das missões internacionais de desenvolvimento, que têm lugar na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe. Nestas missões, os seus profissionais de saúde implementam projectos ligados à nutrição, formação em cuidados de saúde básicos e educação para a saúde, nomeadamente no combate à malária.

Em 2008 mais de 500 instituições, entre as quais a UNICEF, o Banco Mundial, governos de alguns dos países mais afectados e organizações não governamentais, juntaram forças e decidiram estabelecer uma parceria denominada «Roll Back Malaria» (RBM). Esta entretanto, elaborou o projecto «The Global Malaria Action Plan» que pretende, até ao final deste ano, controlar de forma significativa as infecções de malária e até 2015 ter a doença extinta.

Em Portugal foi lançada em 2008 pelo Instituto Nacional Casa da Moeda uma moeda emitida para apoiar uma causa, num total de 300 mil exemplares, mais concretamente a Moeda Contra a Indiferença de cuja venda unitária a AMI recebe 1 euro, comprometendo-se a aplicar os fundos no combate à fome a à Malária. Já foram vendidas mais 120 mil moedas cujo resultado foi aplicado nos projectos Guiné-Bissau (100 mil euros) e S. Tomé e Príncipe (20 mil euros).

Estima-se que a malária seja responsável pela morte de um milhão de pessoas todos os anos em mais de 100 países. África, Ásia e América Latina são os continentes mais afectados.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário