quinta-feira, 8 de abril de 2010

Autoridades capturam três navios a pescar ilegalmente



Bissau - Os Serviços de Fiscalização Marítima detiveram este fim-de-semana, três navios de pesca com pavilhão italiano, na Zona Económica Exclusiva da Guiné-Bissau.

As apreensões destes navios aconteceram este fim-de-semana, numa operação de fiscalização levada a cabo pelas autoridades marítimas do país. Contactado pela PNN, Mario Dias Sami, Secretário de Estado das Pescas, confirmou a apreensão das embarcações, que se encontram, neste momento, atracadas no porto de Bissau.

De acordo com Dias Sami, os armadores destes navios estariam a praticar pesca dirigida, colhendo mais 96 por cento de pescado que o suposto, quando tinham autorização para a pesca de camarão apenas.

O Secretário de Estado das Pescas disse ainda, desconhecer se os armadores destes navios são funcionários da sua instituição, o que a ser verdade, levará à sua punição, de acordo com as leis em vigor no país. Com esta situação, os infractores correm o risco de pagar uma multa estimada em cerca de 150 mil dólares. O anúncio desta medida deverá ser feito depois da reunião da comissão inter-ministerial, ligada às actividades da pesca.

Preocupado com a fragilidade do controlo das águas territoriais da Guiné-Bissau, o governante anunciou para breve a inauguração de um posto avançado de vigilância na Ilha de Caravela, no arquipélago de Bijagós.

Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário