terça-feira, 20 de abril de 2010

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anuncia nas próximas semanas a sua decisão sobre o apoio financeiro a Guiné Bissau


O Fundo Monetário Internacional (FMI) anuncia nas próximas semanas a sua decisão sobre o apoio financeiro ao programa macroeconómico do Governo da Guiné-Bissau.

"Tínhamos um acordo preliminar já em Janeiro e a apresentação desse programa para consideração do directório é uma decisão que iremos tomar nas semanas vindouras", afirmou o brasileiro Paulo Drummond, chefe da missão do FMI para a Guiné-Bissau.

O conselho de administração do FMI deveria ter reunido no passado dia 2 para debater e aprovar o apoio à Guiné-Bissau, mas a intervenção militar de dia 1 provocou o adiamento da reunião.

Na sequência daquela decisão enviou ao país uma missão para analisar a situação política na Guiné-Bissau.

"Como manifestei, tanto ao senhor presidente da República como ao senhor primeiro-ministro, um dos motivos da nossa missão à Guiné-Bissau foi exactamente, num momento de dificuldade, para virmos dar o nosso apoio para que o programa de reformas do Governo continue". A missão "que concluímos hoje na Guiné-Bissau está bastante encorajada com a determinação do senhor primeiro-ministro, do senhor ministro das Finanças de seguir em diante, levar a cabo a implementação do programa de Governo".

Paulo Drummond disse também que há "um consenso de que a estabilidade política é uma condição necessária para que o Governo tenha a habilidade, a capacidade, de seguir em diante e implantar o programa das reformas".

O responsável do FMI explicou que o "programa é muito importante porque permitirá ao Governo colocar as finanças públicas numa situação mais sólida e catalisar apoios orçamentais" para o país. "É um programa também importante porque é o que abrirá caminho para um eventual alívio da dívida, que é um alívio significativo".

As autoridades guineenses pretendem apoio financeiro para o programa macroeconómico e de reformas estruturais ao abrigo do Instrumento de Crédito Alargado (ECF). O ECF é um instrumento do FMI destinado aos países com poucos recursos.

Os empréstimos ao abrigo daquele programa têm uma taxa de juro 0% até ao final de 2011 e não superior a 0,5% nos anos seguintes.

Para obter o empréstimo as autoridades guineenses tiveram de proceder ao saneamento das finanças públicas, tendo a última avaliação do FMI sido "satisfatória".

Sem comentários:

Enviar um comentário