terça-feira, 13 de abril de 2010

Esperam em Bissau nomeação de chefe das forças armada (Noticia da Prensa Latina)


Bissau, 12 abr (Prensa Latina) O exército da Guiné Bissau espera conhecer oficialmente o nome de seu novo chefe, o qual deverá anunciar o presidente, Malam Bacai Sanha, informaram hoje a imprensa.

Os golpes no seio do exército ocorreram, o primeiro, pouco depois de cumprir em um ano os assassinatos do presidente da república, João Bernardo Vieira (Nino), e do chefe do estado maior general, Batista Tagmé Na Wai.

O segundo foi na manhã do 1º de abril, quando o chefe do estado maior do exército, general José Zamora Induta, foi detido em sua casa por militares e ainda continua sob vigilância em uma cabana em Mansoa, a 60 quilômetros ao norte de Bissau.

O adjunto de Zamora Induta, general Antonio Indjai, de 48 anos de idade, proclamou-se chefe de estado maior das forças armadas. Nesse dia, os amotinados detiveram e ameaçaram de morte ao premiê, Carlos Gomes Júnior, próximo de Induta.

Logo tudo se acalmou oficialmente e na atualidade o exército continua à espera de que o presidente informe quem será o próximo chefe militar.

No meio dessa situação os militares recordaram que a Constituição indica que é o governo o que propõe ao chefe do estado maior e o presidente o que o nomeia por decreto.

arc/mt/dcp

Sem comentários:

Enviar um comentário