quinta-feira, 15 de abril de 2010

Estado de saúde de militares presos preocupa deputados portugueses

Lisboa - O estado de saúde do CEMGFA guineense, detido sem culpa formada desde o passado dia 01 de Abril de 2010, está a preocupar os deputados lusos, que hoje escreveram uma carta ao embaixador daquele país africano em Lisboa e ao parlamento da Guiné-Bissau, disse à Lusa uma fonte diplomática.

Em causa está o estado de saúde e a manutenção da detenção quer do chefe do estado-maior general das Forças Armadas, almirante Zamora Induta, quer do chefe da contra inteligência militar da Guiné-Bissau, coronel Samba Djaló, presos na sequência da intervenção militar de 01 de Abril.

As cartas foram enviadas pelo deputado José Ribeiro e Castro, presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros do parlamento português ao embaixador da Guiné-Bissau em Lisboa, Constantino Lopes da Costa, e ao presidente da comissão homóloga da Assembleia Nacional Popular guineense.

"Face às notícias publicadas quanto à situação em que estarão o comandante Zamora Induta e o coronel Samba Djaló, é um assunto que nos preocupa muito", disse à Lusa o deputado Ribeiro e Castro.

Na terça feira, em declarações à Lusa, o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Luís Vaz Martins, considerou "muito urgente" que Zamora Induta e Samba Djaló sejam vistos por médicos.

"A Liga considera muito urgente fazer-se uma visita médica aos detidos, mas infelizmente não tem sido facilitado e estamos a aguardar autorização", afirmou.

Na passada sexta feira, elementos da protecção dos direitos humanos na Guiné-Bissau visitaram os detidos e alertaram para a necessidade de receberem tratamento médico, principalmente Zamora Induta.

Hoje, nas declarações à Lusa, Ribeiro e Castro recordou os votos aprovados quinta feira pelo parlamento português, em que se expressava o "desejo da plena normalização constitucional" na Guiné-Bissau, face à intervenção militar.

A Guiné-Bissau voltou a passar por momentos de instabilidade a 01 de Abril, quando militares liderados pelo antigo chefe da Armada, Bubo Na Tchuto, e pelo número dois do Estado Maior General das Forças Armadas, António Indjai, detiveram o Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e chefe do estado-maior general das Forças Armadas, almirante Zamora Induta.

O Primeiro-ministro foi libertado no mesmo dia, mas Zamora Induta continua detido, tendo sido transferido no dias depois para o quartel de Mansoa, a 60 quilómetros de Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário