sexta-feira, 16 de abril de 2010

Líderes do IBAS manifestam-se preocupados

Brasília - Os líderes do IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), reunidos quinta-feira, em Brasília, manifestaram a sua preocupação em relação aos recentes incidentes político-militares ocorridos na Guiné-Bissau.


Na declaração final da cimeira, o Primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, e os presidentes brasileiro, Lula da Silva, e sul-africano, Jacob Zuma, instaram os líderes políticos e militares guineenses a manterem a ordem constitucional no país e a resolverem as diferenças através de um diálogo pacífico.

Na avaliação dos chefes de Estado e de Governo do IBAS, é fundamental assegurar os progressos recentemente alcançados pela Guiné-Bissau no actual processo de consolidação da paz e da democracia.

"Os líderes esperam que os recentes acontecimentos na Guiné-Bissau não comprometam o compromisso dos parceiros internacionais para a Conferência Internacional de Doadores, prevista para ocorrer em 2010", assinala o documento.

Brasil, Índia e África do Sul comprometeram-se a continuar apoiando os esforços do governo guineense para consolidar a estabilidade política e institucional e construir a base para o desenvolvimento sustentável do país.

A Guiné-Bissau é um dos países beneficiados pelo Fundo IBAS, que financia um projecto na área rural, que está a entrar na sua segunda fase, com a distribuição de ferramentas para agricultores e a organização de aulas de alfabetização para mulheres que vivem em áreas rurais, em coordenação com as autoridades locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário