quarta-feira, 28 de abril de 2010

Milhares de minas desenterradas na Guiné-Bissau


Mais de três mil minas anti-pessoal e mais de 600 minas anti-tanque foram desenterradas do subsolo da Guiné-Bissau, mas o país ainda não está desminado, declarou hoje o responsável do governo pela desminagem, César de Carvalho.

O diretor do Centro Nacional de Coordenação de Ação Anti-Minas (CAMI) fez esta revelação no âmbito de uma reunião do conselho nacional de desminagem humanitária que decorre em Bissau, durante o qual será feito um balanço da desminagem no país.

Segundo o responsável do CAMI, em sete anos de desminagem humanitária, "foram limpas minas em mais de quatro milhões de quilómetros quadrados" na Guiné-Bissau, o que corresponde a cerca de um terço do território coberto de minas.

"Estamos no bom caminho, mas ainda falta muita coisa e o país tem poucos recursos para fazer face à desminagem", afirmou César de Carvalho.

Para já, da aérea limpa de minas foram retiradas 3.072 minas anti-pessoal, 661 minas anti-tanque e 152 minas anti-barco, explicou César de Carvalho, sublinhando, contudo, que o país tem "muito mais que isso no seu subsolo".

"Até novembro de 2011, grande parte do território estará livre de minas anti-pessoal, mas precisará de mais tempo para cumprir com as determinações da convenção da Ottawa que preconiza a desminagem total dentro de alguns anos", disse o diretor do CAMI.

Além de minas, o país está infestado de engenhos e artefatos explosivos espalhados pelo território na sequência de vários conflitos armados desde a independência, frisou César de Carvalho.

Atualmente algumas organizações não-governamentais executam diretamente a açao de desminagem, sob a coordenação do governo (CAMI), mas toda a assistência técnica e financeira é prestada pela comunidade internacional.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), os EUA, Inglaterra, Suíça, Noruega, Suécia, Alemanha, Canada, Japão e França são os principais financiadores da desminagem na Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário