domingo, 30 de maio de 2010

40 jornalistas portugueses escrevem livro para ajudar crianças vítimas de tráfico tráfico humano na Guiné-Bissau.

Quarenta jornalistas portugueses da televisão, rádio e jornais juntaram-se para dar vida a um livro que pretende ajudar crianças vítimas de tráfico humano na Guiné-Bissau.

Pela segunda vez, o jornalista da RTP Luís Castro volta a desafiar colegas de profissão a escrever contos, que serão compilados num livro.

'Cada um reescreveu um conto tradicional, dando-lhe uma outra vertente, uns virados para o desporto, outros para a política, outros para o mundo', disse Luís Castro à Agência Lusa.

As receitas de 'Histórias sem aquele Era Uma Vez' vão reverter a favor de uma Organização Não Governamental (ONG) da Guiné-Bissau que luta contra o tráfico de crianças.

'Decidimos reativar este projeto para uma segunda fase, que é apoiar uma ONG guineense que luta contra os mestres corânicos que vão às aldeias convencer os pais a levar as crianças para as madrassas para estudar o corão e, na realidade, essas crianças acabam nas redes de tráfico de crianças, onde acabam por ser levadas para a exploração sexual, para trabalhos forçados ou para a mendicidade', afirmou.

O jornalista disse ainda que a ONG SOS Crianças Talibés já recuperou mais de mil crianças e tenta depois devolvê-las às famílias.

Aquela organização desenvolve ainda um trabalho de consciencialização dos pais 'para que não deem os filhos aos mestres corânicos porque, na realidade, vão acabar nas redes de tráfico'.

O objetivo é angariar as verbas suficientes para a ONG reconstruir o centro onde abriga as crianças depois de resgatadas.

'A UNICEF dá cinco euros por cada criança que conseguem resgatar às redes de tráfico. Isso é incipiente. Acabam por não ter verbas sequer para reconstruir o centro onde querem acolher essas crianças enquanto elas não encontram as suas famílias', afirmou.

Luís Castro defendeu ainda que o cariz solidário deste projeto faz parte da responsabilidade social dos jornalistas.

'A nossa responsabilidade social não se deve limitar apenas a denunciar as situações e a torná-las públicas. Depois o que fazemos? Devemos tentar um pouco, por muito pequena que seja a nossa atitude, tornar o mundo um bocadinho melhor', sublinhou.

O jornalista da RTP admitiu ainda que, se se justificar, poderá surgir um terceiro livro.

'A ideia foi coordenada pelo Eduardo Águaboa há seis ou sete anos e andámos sempre a dizer que temos de repetir. Conseguimos recuperar a ideia, mas sempre vocacionado para ajudar as crianças', afirmou.

'Histórias sem aquele Era Uma Vez' vai ser apresentado no Dia da Criança, terça feira, em Lisboa, pela sua madrinha, Maria Barroso.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários:

Enviar um comentário