quarta-feira, 12 de maio de 2010

Adiada reunião em Nova Iorque para reforma da defesa e segurança da Guiné-Bissau


O representante do secretário-geral da ONU para a Guiné-Bissau, Joseph Mutaboba, disse hoje que a reunião de alto nível para a reforma do sector de defesa e segurança prevista para 9 de Junho em Nova Iorque foi adiada.

"Os membros da comissão para a consolidação da paz na Guiné-Bissau impuseram uma série de condições na sequência dos acontecimentos de 1 de Abril e estão à espera", afirmou Joseph Mutaboba no final de um encontro com o chefe de Estado guineense.

"A reunião não foi cancelada, provavelmente vai haver uma data nova, mas estão à espera que o Governo responda às exigências impostas", explicou o representante da ONU em Bissau, acrescentando que a reunião deverá ocorrer em Julho.

A reunião de alto nível em Nova Iorque tem como principal objectivo recolher apoios financeiros para o Fundo de Pensões, fundamental para a concretização da reforma do sector de defesa e segurança no país.

As autoridades guineenses precisam de 56 biliões de francos cfa (cerca de 85 milhões de euros) para o Fundo de Pensões.

Sobre o encontro com o presidente Malam Bacai Sanhá, Joseph Mutaboba disse que ocorreu no âmbito das consultas permanentes sobre a "situação no país, a reforma do sector de defesa e segurança e a luta contra a corrupção e contra a impunidade".

Questionado sobre qual é a situação no país, o representante disse que é "frágil", mas que está "optimista. Neste momento há muitos dossiers que ainda não estão concluídos, mas é compreensível com uma crise que sucedeu a outra crise, não se pode exigir ao Governo que resolva as coisas, é preciso tempo". "É preciso dar tempo para que as coisas se façam e resolvam. É preciso também que os apoios da comunidade internacional não faltem".

Sem comentários:

Enviar um comentário