sábado, 1 de maio de 2010

É "preciso tempo" para a Guiné-Bissau tomar decisões, diz embaixador do Senegal


Lusa

O embaixador do Senegal na Guiné-Bissau, Mamadu Niang, diz que a situação no país "está calma" e que é "preciso tempo" para que as autoridades políticas do país possam tomar decisões.

O decano dos embaixadores na Guiné-Bissau falava aos jornalistas no final de uma reunião entre a missão da ONU no país e o corpo diplomático acreditado em Bissau. "A situação está calma. O presidente da República mantém-se em funções, o presidente do Parlamento, o primeiro-ministro, todos estão nas suas funções, podemos dizer que a situação está calma". "Resta talvez tomar certas decisões por parte das autoridades políticas do país. É preciso tempo para que as autoridades políticas possam tomar as boas decisões", sublinhou o embaixador senegalês.

Segundo Mamadu Niang o encontro serviu para "troca de informações". "Estivemos numa acção de restituição dos contactos. A comunidade internacional está empenhada em tudo fazer para que as coisas se normalizem neste país". "Ou seja, que haja a paz, que as instituições funcionem, que, sinceramente, retomemos a ordem constitucional anterior aos acontecimentos de 1 de Abril. Que as coisas tomem um bom rumo, talvez, finalmente, se ataque o processo de desenvolvimento deste país".

O representante da Comissão Europeia no país, o embaixador italiano Franco Nulli, reafirmou a necessidade de a situação na Guiné-Bissau voltar à normalidade. "Só esperamos que o senhor presidente da República possa rapidamente encontrar uma solução para a chefia militar". A comunidade internacional "espera que as autoridades nacionais legalmente constituídas, designadamente o presidente, consigam rapidamente os consensos necessários para resolver a situação de impasse", acrescentou.

1 comentário:

  1. Por mim ja não sei onde se encontra a verdade. Vamos lá ver, se não é mais um episódio a juntar à tantos outros.

    ResponderEliminar