quinta-feira, 6 de maio de 2010

Malam Bacai Sanhá admite que a crise militar prejudica imagem do país


Bissau – O Presidente da República, Malam Bacai Sanhá reconheceu esta quarta-feira, em Bissau, que a crise político-militar que se vive no país tem perturbado a vida nacional.

Bacai Sanhá admitiu que esta perturbação da ordem político-militar nacional pode prejudicar a relação de cooperação da Guiné-Bissau com a comunidade internacional, na sequência de golpe militar de dia 1 de Abril, que culminou com a detenção do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, José Zamora Induta.

De acordo com o comunicado da presidência do Conselho de Ministros, que teve lugar dia 5 de Maio, sob a presidência do Chefe de Estado guineense, a que PNN teve acesso, no referido encontro esteve em análise o relatório sobre as visitas efectuadas aos quartéis. Esteve também em análise a informação, do Ministro da Defesa, sobre processo de reforma do sector da Defesa e da Segurança na Guiné-Bissau.

Neste encontro, Malam Bacai Sanhá falou aos membros do Governo sobre a necessidade de diálogo entre os titulares dos órgãos de soberania, como única forma de evitar os chamados «incidentes» graves que constantemente põem em causa a estabilidade na Guiné-Bissau.

Os membros do Governo glorificaram igualmente o grupo que visitou os quartéis, que incluiu António Indjai, Luís Oliveira Sanca e Iancuba Djola Indaji, respectivamente vice-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Ministro da Administração Territorial e Conselheiro para os Assuntos de Defesa do Presidente da República.

A referida visita teve como destino os quartéis de Bissau, Buba e Quebo, nas regiões de Quinara e Tombali, no sul do país, Gabù e Bafata, na zona leste, Mansoa, São-Domingos, Varela, Casolol, Suzana, Ingoré e Canchungo nas regiões de Oio e Cacheu na zona norte da Guiné-Bissau.

Para tentar encontrar soluções para as preocupações encontradas nos quartéis, e que vêm de longa data, o Presidente da República volta a reunir-se esta quinta-feira com o ministro da Defesa, ministra da Presidência, ministro das Finanças, ministro da Economia a do Interior, da Administração Territorial e do Comércio.

Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário