segunda-feira, 10 de maio de 2010

Presidente de Cabo Verde adverte militares para se subordinarem ao poder político


Cidade da Praia - O presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, advertiu hoje, domingo, os militares da Guiné-Bissau para se subordinarem ao poder político, dando como exemplo o povo guineense, que, ao votar nas eleições de 2008 e de 2009, tem respeitado as autoridades eleitas "legitimamente".

Numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, que esteve hoje na Cidade da Praia cerca de quatro horas, Pedro Pires salientou a importância do poder legitimado pelos eleitores, mas nada mais adiantou sobre o conteúdo da "conversa" com o presidente guineense.

"A Guiné-Bissau tem um presidente legítimo, legitimado pelo voto, uma Assembleia (Parlamento) legítima, legitimada pelo voto, um Governo legítimo, legitimado pelo voto", sublinhou Pedro Pires, depois de um assessor ter lido uma declaração conjunta.

"Esses são os interlocutores políticos e os principais interlocutores para Cabo Verde e, certamente, para toda a comunidade internacional. O povo da Guiné-Bissau mostrou o caminho ao votar, ao escolher", acrescentou.

"Todos os outros devem fazer o mesmo. Aceitar esse caminho e, mais do que isso, valorizar o empenho do povo guineense e valorizar a sua decisão e os seus apelos à paz, estabilidade e concórdia nacionais", exortou o chefe de Estado cabo-verdiano.

Na sua curta declaração, que não teve direito a perguntas dos jornalistas, Pedro Pires manifestou também a solidariedade do povo cabo-verdiano para com o guineense.

Por seu lado, Malam Bacai Sanhá limitou-se a agradecer o "convite" feito pelo presidente de Cabo Verde para se deslocar à Cidade da Praia e "trocar impressões" sobre a situação político-militar na Guiné-Bissau

Admitiu que a Guiné-Bissau está numa "situação difícil", mas afirmou que "não é impossível de resolver".

Sem comentários:

Enviar um comentário