quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cancelado conselho de ministros extraordinário para debater Guiné-Bissau

O conselho de ministros extraordinário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), previsto para o início de Julho, foi cancelado, garantiu hoje à agência Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, sem adiantar as razões.
“A reunião foi cancelada e já não se realizará”, disse José Brito.

A 7 deste mês, o primeiro ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, afirmou que a ilha do Sal acolheria, no início de Julho, uma reunião extraordinária do conselho de ministros da CPLP totalmente consagrada ao impasse político e militar na Guiné-Bissau.

A reunião deveria acontecer na ilha do Sal, na sequência das Cimeiras da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a 2 de Julho, e da organização oeste-africana com o Brasil, onde estará presente o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia seguinte.

O cancelamento da reunião surge numa altura em que o clima na Guiné-Bissau parece ter desanuviado, com o regresso ao país do primeiro ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, que esteve ausente de Bissau cerca de um mês, oficialmente a recuperar de uma intervenção cirúrgica em Cuba.

José Maria Neves manifestou já publicamente a intenção de visitar oficialmente a Guiné-Bissau logo que Carlos Gomes Júnior regressasse a Bissau, mas ainda não há data prevista para o fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário