quinta-feira, 10 de junho de 2010

Lançada campanha de despistagem do VIH/Sida

Bissau - Centenas de alunos na Guiné-Bissau fizeram terça-feira o teste de despistagem do vírus do VIH/Sida, que afeta cerca de 6 por cento da população do país estimada em 1,5 milhão de habitantes, soube-se de fonte oficial em Bissau.

O acto ocorreu na cerimónia do lançamento oficial da campanha nacional de despistagem do vírus da Sida, intitulada "Fazer o Teste é Vencer o VIH/Sida".

A campanha foi presidida pelo ministro da Saúde, Camilo Simões Pereira, e arrancou num liceu de Bissau, onde centenas de alunos foram convidados a fazer o teste de despistagem.

Camilo Simões Pereira disse que "a taxa de prevalência é elevadíssima, daí que nós, em conjunto com o Ministério da Educação e do Secretariado Nacional de Luta Contra a Sida, achamos que seria bom fazer uma estratégia avançada".

Para o ministro da Saúde, a estratégia avançada passa por ir ao aglomerado populacional fazer entender que a doença existe e pela prevenção, pedindo às pessoas para fazer despistagem voluntária.

Por seu turno, o secretário executivo do Secretariado Nacional de Luta Contra a Sida, Silva Monteiro, afirmou que a campanha pretende atingir 20 mil pessoas.

Silva Monteiro disse que a campanha "começou na escola porque ela está vocacionada para transmitir mensagens úteis para a sociedade. Contamos com o apoio de professores, que são os principais mensageiros, e com os alunos, que adquirindo a mensagem sobre a Sida, vão transmiti-la".

A campanha, que termina no próximo dia 30, pretende abranger também os sectores de defesa e segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário