quarta-feira, 21 de julho de 2010

Chefes de Estado reúnem em Luanda

Luanda acolhe sexta-feira a XII Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores, os cinco países africanos de expressão portuguesa vão passar em revista o estado da cooperação entre os PALOP e demais parceiros.

A cimeira vai abordar ainda questões relacionadas com a revitalização do espaço lusófono, o reforço dos laços históricos de amizade e de cooperação e a preservação das memórias colectivas face a um passado comum.

O encontro realiza-se na mesma altura que Luanda acolhe a oitava Cimeira dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP), um evento que está a ser aguardado com grande expectativa, tendo em conta as grandes decisões que dele poderão sair.
A XI Cimeira dos Países de Língua Oficial portuguesa dedicada ao reforço da cooperação realizou-se em Abril de 2001 na Guiné-Bissau.

Fazem parte dos PALOP Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe,Guiné-Bissau e Moçambique. Estes países estão ligados por uma língua comum e têm também uma história comum, já que estiveram envolvidos na mesma luta contra a dominação colonial.

Sem comentários:

Enviar um comentário