quinta-feira, 8 de julho de 2010

Guiné-Bissau e Brasil assinam acordo para promoção dos direitos humanos


Bissau - O Governo do Brasil assinou esta terça-feira, em Bissau, um acordo para a promoção dos direitos humanos na política nacional de educação guineense.

A assinatura do convénio tem como finalidade introduzir no sistema da educação nacional guineense, temas sobre os direitos humanos. Rubricaram o referido documento, Rogério Sotili, vice-ministro dos Direitos Humanos do Brasil e, pela parte da Guiné-Bissau, a nota foi oficializada pelo Ministro da Educação Nacional, Artur Silva.

Foi uma ocasião para o governante brasileiro lembrar que os dois países passaram fases muito difíceis, e «brutais» em termo dos direitos humanos. Rogério Sotili referiu ainda que esta é uma iniciativa das autoridades do seu país que vem sendo implementada desde 2003 com vista à promoção dos direitos humanos.

Falando depois desta cerimónia, Artur Silva, Ministro da Educação guineense garantiu que a partir do próximo ano lectivo (2010- 2011), está em perspectiva a introdução no sistema do ensino de uma disciplina sobre direitos humanos.

No âmbito ainda destE acordo, o auditório do Centro Cultural Brasil-Guiné-Bissau foi, no dia 06 de Julho, palco do lançamento do livro intitulado «Olhares Cruzados pela identidade». A iniciativa insere-se no âmbito da cooperação entre oBrasil e a Guiné-Bissau sobre o direito de registo das crianças após o nascimento.

Trata-se de uma publicação de 143 páginas, resultado de intercâmbio entre jovens brasileiros do Bairro do Alto José do Pinho, no Recife, e os jovens da Amazónia, que assim estabeleceram conhecimento reciproco com as crianças dos bairros de Quelele e Pluba II, em Bissau, e com as crianças de Canhabaque e Bubaque, no arquipélago dos Bijagós.

O Projecto «Olhares Cruzados» contou com a participação de 183 crianças, que puderam assim falar entre si sobre a importância dos direitos humanos, as suas diversidades culturais e os direitos a identidade, com destaque para registo civil de nascimento. O trabalho é ilustrado com desenhos e fotografias.

Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário