segunda-feira, 19 de julho de 2010

ONU preocupada com narcotráfico na Guiné Bissau



A Organização das Nações da Unidas, mostrou mais uma vez a sua preocupação com a situação do narcotráfico na Guiné-Bissau, numa reunião do Conselho de Segurança, em Nova Iorque.


Em entrevista à BBC, o porta-voz da ONU em Bissau, Vladimir Monteiro disse que a organização tinha informações segundo as quais a intervenção militar ocorrida em Abril estaria ligada ao tráfico de drogas no país.

Para ouvir entrevista carregue neste LINK

“É importante salientar que segundo as nossas informações, há uma possível ligação entre os eventos de 1 de Abril e o narcotráfico”, disse.

No seu o último relatório, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, já tinha feito referência ao facto da intervenção militar ocorrida em Abril pode ter tido a "mão" do narcotráfico.

Combate

Esta quinta-feira, a situação na Guiné-Bissau esteve no centro do debate do Conselho de Segurança das Nações Unidas, numa sessão que contou com a presença o ministro guineense das Relações Exteriores guineense, Adelino Mano Quetá.

Na sexta-feira, o ministro participou numa reunião da Comissão para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, chefiada pela brasileira Maria Luiza Viotti.

Este encontro surge após os Estados Unidos terem apelado a outras nações para que unam esforços para combater o tráfico de drogas na Guiné-Bissau e em toda a região da África ocidental, impondo sanções sobre os alegados suspeitos de tráfico.

Washington já impôs sanções a dois altos elementos militares: o antigo chefe da Armada guineense, Buno Na Tchuto, e o antigo chefe de Estado-Maior da Força Aérea, Ibrahima Papa Camara e dizem estar a pensar em alargar estas sanções a outros suspeitos guineenses de conivência com o tráfico de drogas.

Falando à BBC, Monteiro salientou que no seu o último relatório, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, manifesta ainda apreensão no que respeita à segurança dos governantes e à aplicação de reformas do aparelho militar.

“ O sucesso da reforma no exército contribuirá para o combate ao narcotráfico”, disse Vladimir Monteiro.

“Apelamos à parte nacional que se comprometa a avançar com as reformas. E a comunidade internacional irá disponibilizar os meios para se encontrar uma resposta a questão do narcotráfico”.

Monteiro sublinhou que as Nações Unidas estão em Bissau para ajudara s autoridades no combate ao tráfico

"Mas não é só a ONU. A CEDEAO definiu um plano de combate ao narcotráfico na sub-região. E a ONU apoia esse plano", disse.

O porta-voz da ONU apelou ao respeito pelos direitos dos detidos entre eles o ex. Chefe de Estado-maior das Forças Armadas, Zamora Induta, salientando que caberá a justiça decidir os seus destinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário