sexta-feira, 16 de julho de 2010

Prédio Ancar ardeu esta manhã




Bissau – Um grande incêndio consumiu, nas primeiras horas desta sexta-feira, o maior edifício da capital guineense, prédio Ancar.

De acordo com as testemunhas, o fogo começou terá começado nas instalações de empresa Coca-coca, cerca das 04h00, hora local, supostamente devido a um curto-circuito.

Até às 08h00 da manhã o fogo ainda não tinha sido controlado pelo corpo de Bombeiros Humanitários de Bissau que, desde as primeiras horas se deslocaram ao local para tentar controlar as chamas.

Segundo o comandante das operações dos bombeiros de Bissau no local, Francisco Correia, em declarações à rádio Pindjiguiti, estação privada guineense, não foi possível controlar o fogo porque os bombeiros não têm meios. O corpo de bombeiros do Aeroporto Internacional Osvaldo Viera foi chamado para reforçar a equipa de bombeiros nacional.

«Todos os dias apelamos ao Governo no sentido de dotar os bombeiros com os meios, mas não somos atendidos. Hoje estamos perante esta realidade que está aquém das nossas capacidades», disse o responsável.

Trata-se de um edifício onde funcionam vários serviços, entre os quais hotéis, supermercados e também residências. Uma das residências pertence a Carlos Domingos Gomes, «Cadogo Pai», pai do Chefe do Governo guineense, que também falou de falta de meios e na incapacidade dos bombeiros para combater grandes incêndios.

Apesar de se situar no mesmo prédio, «Cadogo Pai» adiantou que a sua residência não estava em perigo, mas que a família estava alerta. «De momento é difícil fazer um balanço dos estragos provocados pelo fogo», disse um dos proprietários de um supermercado que funciona no edifício.

O primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, na companhia de alguns membros do Governo, deslocaram-se ao local do incêndio.



Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

1 comentário:

  1. Os meus pêsames às familias dos falecidos...
    é uma tristeza enorme!

    ResponderEliminar