domingo, 22 de agosto de 2010

África do Sul: vice-presidente Motlanthe recebe primeiro-ministro da Guiné-Bissau na terça feira

O primeiro ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, será recebido pelo vice-presidente da África do Sul, Kgalema Mothlanthe, na terça feira, no âmbito de uma visita oficial de um dia ao país.

Segundo uma nota oficial da Presidência sul-africana, Gomes Júnior e Motlanthe discutirão na Cidade do Cabo uma série de temas relacionados com as relações bilaterais entre Bissau e Pretória, com destaque para a cooperação nas áreas da defesa esegurança, saúde, educação e formação profissional.

No encontro de trabalho agendado entre os dois dirigentes serão igualmente discutidos mecanismos para a promoção deinvestimentos e trocas comerciais entre a Guiné-Bissau e a África do Sul.

As áreas identificadas pela nota oficial sul-africana para possíveis investimentos na Guiné-Bissau são minas e energia, destacando-se igualmente a vontade de cooperação na justiça e policiamento.

A África do Sul reitera a sua total disponibilidade para apoiar as iniciativas da União Africana (UA) e da Comunidade de Países da África Ocidental (ECOWAS) em apoio à Guiné-Bissau, salienta o comunicado governamental sul-africano enviado à Lusa.

O governo sul-africano refere que a visita oficial de Carlos Gomes Júnior “providenciará a plataforma necessária para o estabelecimento da Comissão Conjunta Bilateral (CCB) cuja constituição foi definida num acordo geral de cooperação assinado em agosto de 2008”.

Sem comentários:

Enviar um comentário