quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Brasil se compromete a colaborar com construção da paz na Guiné-Bissau

Brasília, 25 ago  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva  comprometeu- se nesta quarta-feira com seu colega da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, a continuar colaborando com a construção de uma "paz plena" nessa nação africana.

"Não haverá paz verdadeira enquanto houver fome, desigualdade e desemprego", disse Lula em cerimônia realizada em Brasília na qual defendeu uma maior cooperação entre Estados para promover "a reconciliação nacional e a reabilitação econômica" na Guiné-Bissau.

Lula lembrou que seu Governo coopera com o da Guiné-Bissau em planos para a formação de policiais e reiterou sua disposição de continuar apoiando iniciativas para "garantir uma ação policial profissional" nessa nação, uma das mais pobres e instáveis da África Ocidental.

Sanhá agradeceu as palavras de Lula e destacou a ajuda brasileira na luta contra a pobreza nos países africanos.

O presidente guineense também pediu a Lula para que, depois de deixar o poder, "continue como um amigo fiel" da causa africana.

Sanhá expressou seu desejo de "ver empresas brasileiras investindo" na Guiné-Bissau, país marcado pela violência política desde 1974, quando conquistou a independência de Portugal e que nos últimos meses recuperou o caminho da democracia.

Durante a visita do presidente guineense ao Brasil, foram assinados acordos bilaterais nas áreas de biocombustíveis, agricultura, pesca, educação superior, saúde e combate à HIV sida

Sem comentários:

Enviar um comentário