quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Familiares e amigos de 'Nino' Vieira clamam justiça junto PR

Bissau - Os familiares e amigos do ex-presidente guineense, João Bernardo 'Nino' Vieira, assassinado em Março de 2009 na sua residência, reúnem-se quinta-feira com o Presidente, Malam Bacai Sanhá a quem vão pedir que se faça justiça sobre o assassínio de figuras politicas do país.

"Vamos pedir a intervenção do senhor Presidente no sentido de interceder junto da comunidade internacional e do Governo da Guiné-Bissau para arranjarem meios ao Ministerio Publico para que possa prosseguir e concluir as investigações", disse à Lusa Roberto Cacheu, antigo secretário de Estado da cooperação internacional.

Actual deputado pelo partido no poder, Roberto Cacheu é o porta-voz dos familiares e amigos de figuras politicas e militares assassinados em 2009 na Guiné-Bissau, nomeadamente 'Nino' Vieira, Tagmé Na Waié (antigo Chefe das Forças Armadas) e os deputados Helder Proença e Baciro Dabó.

"A audiência com o senhor Presidente faz parte de uma estratégia que estamos a seguir, depois de falarmos com o senhor Procurador, falamos com a CEDEAO agora vamos levar a nossa preocupação ao Chefe de Estado", afirmou Roberto Cacheu.

Recentemente, o grupo, constituído por familiares de dirigentes assassinados, políticos de vários quadrantes e pessoas anónimas, se encontrou com o Procurador-geral guineense, Amine Saad, de quem recebeu informações de que o Ministério Público não avança com as investigações por falta de meios.

"Não se pode falar da paz sem que haja justiça. Queremos que esses casos de assassinatos sejam esclarecidos, mas sem meios o Ministério Publico não poderá fazer nada.

É isso que estamos a tentar fazer, sensibilizar o Presidente e outras entidades para que apoiem o Ministerio Publico", disse Roberto Cacheu.

O grupo tenciona reunir-se com todas as representações diplomáticas na Guiné-Bissau.

Roberto Cacheu explicou que o grupo aguarda por uma resposta do representante do secretário-geral das Nações Unidas, Joseph Mutaboba.

Sem comentários:

Enviar um comentário