segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Guiné-Bissau assinou oito documentos de cooperação com o Irão

O Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o seu homólogo da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, sublinharam hoje a necessidade de desenvolver os laços entre os dois países, anunciou o canal televisivo iraniano em língua inglesa Press TV.

308530

Sanhá e Ahmadinejad nas imagens da Press TV (DR)

Ao falarem numa conferência de imprensa conjunta, em Teerão, os dois presidentes concordaram em desenvolver os laços económicos entre os seus países, através da cooperação em diferentes campos.
Ahmadinejad anunciou a assinatura de “oito grandes documentos" entre a República Islâmica do Irão e a Guiné-Bissau e manifestou a esperança de mais trocas bilaterais, dizendo que as duas partes partilham opiniões idênticas quanto às grandes questões mundiais.
As cláusulas dos oito memorandos de entendimento entre o regime dos ayatollahs e a antiga colónia portuguesa da África Ocidental aceleram a colaboração bilateral, insistiu Mahmoud Ahmadinejad.
O Presidente disse, em especial, que os signatários destes acordos tencionam cooperar nos sectores da medicina e da higiene.
Malam Bacai Sanhá saudou os esforços do Irão para a melhoria das relações bilaterais, tendo manifestado a predisposição de recorrer mais às capacidades iranianas para o desenvolvimento do seu país, que é um dos mais atrasados do mundo.
Sanhá, que esteve dois dias no Irão e foi recebido calorosamente, convidou o Presidente Mahmoud Ahmadinejad a visitar a Guiné-Bissau, o que foi aceite, segundo a televisão iraniana em língua inglesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário