segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Inaugurado novo Hospitar Militar em Bissau

inaugurao do hospital militar

O hospital “Amizade China-Guiné-Bissau” foi esta sexta-feira inaugurado em Bissau. O acto foi presidido pelo Presidente da República, na presença do Primeiro-Ministro e membros do seu Governo, do embaixador da China, chefias militares, entre outros convidados.

A infra-estrutura ora inaugurada foi financiada e construida pela República Popular da China, graças à cooperação existente entre Bissau e Pequin. Orçado em cerca de 11.5 milhões de dólares americanos, o hospital tem capacidade para 200 camas e a sua obra teve a duraçao de 15 meses. Tem um espaço total de 40 mil metros quadrados.

Falando no acto, o Presidente Malam Bacai Sanhá disse que não tem palavras para agradecer à República da China, mas manifestou a sua prontidão e disponibilidade para continuar a desenvolver as relações de cooperação entre a Guiné-Bissau e aquele país asiático.

O Chefe de Estado disse esperar que o novo hospital sirva de melhor maneira possivel os “interesses dos nossos militares, dos combatentes da liberdade da pátria” e os interesses do próprio Presidente da República, para quando necessário, passar por ai fazer revista ao seu estado de saúde.

Por seu lado, o ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes, Aristides Ocante da Silva, também agradeceu o Governo e povo chinês, e disse que o hospital não só vai resolver os problemas de saúde militar, mas também irá atender os civis, tendo em conta que o sistema sanitário guineense ainda carece de infra-estruturas, equipamentos e pessoal suficientemente qualicado para garantir uma boa saúde para a população.

Ministro da Defesa garantiu que o Executivo vai prestar uma atenção especial na gestão deste hospital, cuidados médicos, manutenção e equipamentos, contando com a participação da parte chenesa, à medida que “vamos aproveitando a formação de quadro de saúde para assegurar uma nova gestão”.

O embaixador chinês, Yan Banghua, lembrou que a cooperação entre a Guiné-Bissau e a China é de longa data, a qual o seu país presta muita atenção. Recordou ainda algumas da acções levada a cabo por Pequin em diferentes sectores da vida guineense. 

Sem comentários:

Enviar um comentário