terça-feira, 31 de agosto de 2010

Menos crianças infectadas com VIH/Sida

sidacriancaspnn-editada Bissau – O número de crianças diagnosticadas com o vírus VIH/Sida no Hospital de Comura, a poucos quilómetros da capital guineense, Bissau, desceu relativamente a anos anteriores.

A responsável do Hospital de Comura, no sector de Prabis, região de Biombo, na zona norte do país, revelou que nos últimos dois anos, o número de crianças com problemas de VIH/Sida diagnosticadas nesta unidade hospitalar, diminuiu bastante comparativamente aos anos anteriores.


A irmã Maria Valeria Amato, fez declarações no âmbito de entrega de donativos de géneros alimentícios que a Fundação MTN, companhia de telecomunicações no país, fez ao Hospital de Cumura, esta sexta-feira.

De acordo com a religiosa, que se mostrou satisfeita com a evolução positiva dos tratamentos ambulatórios de pessoas infectadas em Cumura, adiantou que, em 2009, das 115 crianças diagnosticadas com VIH/Sida apenas três se revelaram positivas, enquanto que de Janeiro a Junho de 2010, das cerca de 100 crianças inscritas na unidade hospitalar, apenas duas tiveram exames médicos positivos.
«É um resultado que nos anima muito, estamos esperançados.

Embora a procura [de ajuda] seja bastante grande procuramos dar uma resposta a todos aqueles que procuram os nossos serviços», disse a irmã Valeria. Neste sentido, esta missionária fez um apelo às outras instituições sanitárias do país, no sentido de trabalharem nas acções de prevenções contra VIH/Sida.


A irmã Valeria referiu que, em média, cerca de 800 crianças e 1 200 adultos, doentes com VIH/Sida e 600 pacientes com problemas de tuberculose são seguidos neste hospital todos os meses.
Das pessoas atendidas neste centro, a maioria desloca-se de Bissau sendo-lhes oferecido géneros alimentícios semanalmente em Cumura.

Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário