sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Missão de estabilização na Guiné-Bissau começa a reunir consenso, diz CPLP

2010-08-12 151024_e359ccb1-137b-49f4-93b8-84e3da8b10fd$$EAC3638D-92E2-48EB-B88F-01A1F13BBA92$$22A4F188-D469-4540-82EE-BBA55366D0C2$$img_ClassifiedDetail$$pt$$1 O comité restrito da CPLP para a Guiné-Bissau terminou a visita ao país com boas impressões sobre o envio de uma missão de estabilização, que começa a reunir consenso, segundo o chefe da delegação, Georges Chicoti.

De acordo com Chicoti, secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola, o balanço dos quatro dias de contactos "é positivo", na medida em que a delegação da CPLP, por ele liderada, conseguiu reunir-se com diversas entidades guineenses e da comunidade internacional e encontrar um apoio crescente ao acolhimento de uma missão de estabilização.

"O balanço é muito positivo. Queremos agradecer às autoridades da Guiné-Bissau, ao Presidente da República que nos recebeu. Conseguimos conversar e esclarecer a todos os níveis do Governo e também recebemos as posições do Governo", disse Georges Chicoti, que deixou Bissau nas primeiras horas de hoje de regresso à Luanda, via Lisboa.

O chefe da missão da CPLP disse ter ficado com a sensação de que existe um "bom ambiente" no país, sobretudo no que diz respeito à aceitação de ajudas externas para devolver a estabilidade à Guiné-Bissau.

"Existe um ambiente muito fraterno de trabalho, existem possibilidades de fazermos o trabalho ir para frente (....). Há uma boa vontade nossa e do Governo da Guiné-Bissau, das diversas entidades da Guiné-Bissau para que possamos trabalhar em conjunto e resolver os problemas que se prendem com a estabilidade, com a reforma do sector de Defesa e Segurança, com o desenvolvimento económico e social", defendeu Chicoti.

Sobre a possibilidade da ida de uma missão de estabilização, o responsável angolano, emissário da CPLP disse que o assunto parece começar a reunir consenso entre os responsáveis guineenses.

"Abordámos esse assunto com as autoridades. O presidente da república acaba de nos informar que o PAIGC, que é o partido maioritário, aprovou essa possibilidade e vamos continuar a auscultar os partidos políticos. Porque só podemos ajudar se a Guiné-Bissau nos convidar de maneira apropriada", esclareceu o secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola.

Georges Chicoti afirmou, contudo, que uma eventual missão internacional na Guiné-Bissau terá de ter bases claras sobre o que vai fazer e que não será tratada de forma hostil por ninguém.

"Queremos que seja um esforço no qual a Guiné-Bissau tem de participar, tem de nos convidar, de respeitar o que exige a ordem internacional. Se tivermos de mandar pessoas para trabalhar, tem de ser num ambiente de segurança, de respeito", afirmou Georges Chicoti.

O responsável angolano frisou ter recebido a garantia das chefias militares, através do Ministério da Defesa guineense, de que não haverá hostilidade para a missão. "Esse aspecto está adquirido. Tivemos garantias das chefias militares guineenses, no Ministério da Defesa. Penso que esse é o ambiente que podemos esperar e assim podermos produzir resultados".

Sem comentários:

Enviar um comentário