quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ONU treina polícias no combate ao crime organizado

Bissau – De Julho a Agosto cerca de uma centena de elementos da Policia de Ordem Pública guineense foram formados pelas Nações Unidas no Centro de Formação Computadorizada em Bissau.

mininteg9030

O centro, construído com uma estrutura de formação das Nações Unidas, apoiado por tecnologias de informação e em rede adaptados à formação das forças de seguranças por todo mundo, cujo software foi disponibilizado pelo Gabinete das Nações Unidas sobre Droga e Crimes.
O projecto conta com diversos parceiros como Governo da Guiné-Bissau e Canada, ONUDC, Gabinete Integrado das Nações Unidas para Consolidação da Paz na Guiné-Bissau UNIOBIS, com suporte financeiro do mesmo com um valor estimado em 60 mil dólares norte-americano.
A assinatura do termo de acordo para funcionamento do centro foi assinada esta quarta-feira, 25 de Agosto, em Bissau pela Ministra do Interior Satu Camarà, Joseph Mutaboba, Representante do Secretario Geral da ONU na Guiné-Bissau, e o Representante Regional da ONUDC para África Central e Ocidental, Manuel Pereira.
Na ocasião a titular da pasta do interior destacou a importância deste espaço para a formação dos agentes da ordem pública no combate ao crime organizado, e sublinhou que as autoridades nacionais estão determinadas na luta contra todos os males que possa por em causa a estabilidade da ordem pública e segurança nacional.
«Neste momento estamos empenhados na luta contra aqueles que sempre estão com as intenções criar perturbações no nosso seio», disse a ministra.
Por sua vez, Joseph Mutaboba representante especial do Secretario Geral das Naçoes Unidas na Guiné-Bissau, encorajou a continuidade desta formação de forma a corresponder às expectativas dos outros países da comunidade internacional.
Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário