quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Presidente José Eduardo dos Santos analisa situação na Guiné-Bissau

20100806103910aud
Situação na Guiné-Bissau
dominou a conversa na reunião no Palácio Presidencial

Luanda - O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, analisou hoje (quinta-feira), em Luanda, a situação prevalecente na Guiné-Bissau com o presidente da Comissão Executiva da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), James Victor Gbeho, e com o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Simões Pereira.

Após a audiência no Palácio Presidencial, à “Cidade Alta”, assistida pelo secretário de Estado das Relações Exteriores, George Chicoty, ambos os interlocutores foram unânimes em reconhecer o “contributo que o estadista angolano pode dar para a resolução da actual situação na Guiné-Bissau".

José Eduardo dos Santos, é Presidente em exercício da CPLP, organismo que agrupa, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal.

Entretanto, num comunicado distribuído hoje, nesta capital, o Ministério angolano das Relações Exteriores refere que, na senda dos encontros mantidos por James Gbeho e Simões Pereira, decidiu-se que a CEDEAO e a CPLP deverão coordenar acções com vista a criação das condições necessárias à implementação da reforma dos sectores de defesa e segurança na Guiné-Bissau.

A propósito, aponta que “deverão organizar uma visita conjunta à Guiné-Bissau para contactos com as autoridades políticas e militares do país”.

Igualmente realça ter sido solicitada a participação dos membros do Comité Restrito das Forças Armadas da CPLP na reunião dos chefes dos estados maiores dos países da CEDEAO, a realizar-se de 11 a 12 do corrente, em Bissau.

Segundo o comunicado, deve-se continuar a trabalhar, em conjunto, para restaurar a confiança, especialmente junto da Comunidade Internacional, nos processos de retorno à paz, segurança e desenvolvimento económico da Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário