sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Presidente guineense assinala 37 anos de independência

Bissau - A Guiné-Bissau comemora hoje (sexta-feira) 37 anos de independência sob o signo da reconciliação e estabilidade, e psrs assinalar a data , o Presidente Bacai Sanhá dirigiu uma mensagem à nação na qual destaca a presente situação política, económica e diplomática do país, anunciou a BBC.

A busca da estabilidade  fez o Presidente lançar um debate nacional sobre o envio de uma missão de estabilidade à Guiné-Bissau.

Tal ideia ainda não reuniu o consenso nacional necessário, além de algum mau estar que tem estado a criar na classe dirigente.

“Quer seja missão técnica militar ou de estabilização, o mais importante para todos nós é que estas possam contribuir para as reformas na defesa e segurança e consequentemente para a estabilização do país. Condição vital para a construção do progresso e o desenvolvimento económico, por todos almejados”, discursou Bacai Sanhá.

Trinta e sete anos passados após a independência politica do jugo colonial, o sector das finanças públicas emerge como o lado bom da fita.

Há registos de resultados positivos, melhoramentos da gestão financeira reconhecidos com a aprovação de um programa de médio prazo pelo FMI.

“Acreditamos que seguindo nessa via estaremos, antes do fim deste ano, em condições de atingir o ponto de conclusão da iniciativa de perdão da dívida para países pobres altamente endividados”, continuou o Presidente guineense.

Bacai Sanhá perspectiva um futuro melhor para os guineenses. Pede que todos tenham a esperança numa Guiné-Bissau diferente dos tempos vividos ate então.

“Vamos pois, de mãos dadas, construir o nosso país e desenhar um futuro de paz e prosperidade para as gerações vindouras”, terminou o Chefe de Estado em mensagem gravada antes de partir para Nova Yorque.

Sem comentários:

Enviar um comentário