sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Primeiro-ministro destaca contributo de Angola para independência guineense

0,c66526b6-7442-43c8-9db1-5a6f8f6e6a64 Shanghai, –  O primeiro-ministro da Guiné Bissau, Carlos Gomes Júnior, enalteceu hoje, sexta-feira, em Shanghai (China), a contribuição positiva de Angola e de outros membros da CPLP

Carlos Gomes Júnior falava à Angop, depois de uma visita ao pavilhão de Angola, inserida nas celebrações do Dia Nacional da Guiné Bissau na Expo 2010, que coincidiu com o aniversário da independência do seu país.

“É uma data histórica para o povo da Guiné Bissau e uma geração que deu toda a sua juventude para que hoje pudéssemos efectivamente ter a nossa terra livre, em que contribuíram de uma forma directa e indirecta muitos filhos de Angola, como Agostinho Neto, e de Moçambique, na figura de Samora Machel”, referiu.

Carlos Gomes disse ter ficado bastante impressionado com o que viu no pavilhão de Angola, o que dignifica os países membros da comunidade lusófona e africana, de um modo geral.

"Hoje, aqui em Shanghai, tive a oportunidade de estar com a camarada Albina Assis e com a delegação de Angola que está na Expo 2010. Pude felicitá-los pelo esforço na divulgação da nova imagem de Angola e a todos os meus parabéns”, disse o primeiro-ministro bissau-guineense.

A Guiné Bissau é um país da Costa Ocidental de África que se estende do Cabo Roxo até à Ponta Cagete. Faz fronteira a norte com o Senegal, a este e sudeste com a Guiné Conacry, a sul e oeste com o oceano Atlântico.

Foi uma colónia de Portugal desde o século XV até proclamar unilateralmente a sua independência, em 24 de Setembro de 1973, reconhecida internacionalmente - mas não pelo colonizador. Tal reconhecimento por parte de Portugal  só aconteceu em 10 de Setembro de 1974.

Actualmente faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), das Nações Unidas, dos PALOP e da União Africana.

Sem comentários:

Enviar um comentário