quinta-feira, 30 de setembro de 2010

UE projecta relançamento da missão de reforma

untitled Bruxelas  - A União Europeia (UE) poderá projectar o relançamento da missão de reforma do sector da segurança na Guiné-Bissau suspensa por iniciativa de Bruxelas desde Maio último, indicou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Segundo Durão Barroso, que falava em Bruxelas no final de um encontro com o Primeiro-ministro bissau-guineense, Carlos Gomes Júnior, a Guiné-Bissau deu o seu acordo para o desdobramento de uma força regional de estabilização no país.

A força regional de estabilização será composta por contingentes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), indicou o chefe do Governo bissau- guineense.

A CPLP integra os países africanos de expressão portuguesa, bem como o Brasil e Portugal.

A União Europeia continua disposta a relançar a cooperação com a uiné-Bissau para a promoção da democracia neste país, afirmou Durão Barroso, acrescentando que a UE pretende apoiar as autoridades democraticamente eleitas da Guiné-Bissau.

O Primeiro-ministro bissau-guineense, indicou, por sua vez, que as medidas de luta contra os narcotraficantes só poderão ser tomadas após a reforma do sector de segurança.

A missão de reforma do sector da segurança visa fornecer assistência ao Governo bissau-guineense para reformar a Justiça, a Polícia e o Exército e executar uma estratégia nacional de segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário