quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cooperação com UE em "momento de reflexão" e vai ser revista

Bissau - O representante da União Europeia na Guiné-Bissau, Franco Nulli, disse hoje (quarta-feira) que a cooperação entre os "27" e Bissau está num "momento de reflexão" para revisão da estratégia e que por isso há acções que estão suspensas. 

"Há a intenção de fazer conjuntamente uma revisão da estratégia de cooperação e isso será feito nas próximas semanas e portanto essa revisão da estratégia da cooperação é que vai definir os moldes do futuro da nossa cooperação", afirmou o embaixador italiano à saída de um encontro com o Primeiro-ministro guineense.


Segundo Franco Nulli, está-se num "momento de reflexão que não permite avançar com acções concretas", mas depois das consultas entre as autoridades da União Europeia e da Guiné-Bissau serão definidos os moldes da cooperação futura.


"Está num período de reflexão no sentido em que há acções que continuam a ser implementadas e há acções que por enquanto ficaram suspensas, mas é apenas uma situação transitória que eu espero poderá ficar resolvida depois do encontro de programação", salientou.


Questionado sobre quando vão decorrer as consultas e definidos os novos moldes de cooperação, Franco Nulli disse que ainda não tem uma reposta, porque "depende dos trâmites administrativos que estão a decorrer em Bruxelas".


Em relação ao apoio da reforma do sector de defesa e segurança no país, o embaixador disse que há mais pacotes financeiros de apoio previstos, mas que tem de se esperar pelas consultas entre autoridades para definição dos novos moldes de cooperação. 
A União Europeia suspendeu a missão para apoio à reforma do sector de defesa e segurança e mais alguns apoios à Guiné-Bissau na sequência da intervenção militar de 01 de Abril. 

Um dos apoios que se encontra suspenso é o donativo ao orçamento de Estado do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário