terça-feira, 12 de outubro de 2010

Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe autorizados a votarem

Nova Iorque - A Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe vão poder votar hoje, terça-feira,  para eleger membros não - permanentes do Conselho de Segurança da ONU, juntamente com outros quatro estados-membros com dívidas às Nações Unidas, anunciou a organização. 

O director da divisão do Secretariado da ONU para os assuntos da Assembleia-geral, Ion Botnaru, sublinhou em conferência de imprensa que todos os 192 países membros vão poder votar, depois de uma autorização especial concedida pela organização.

“Tudo está preparado, a nossa única preocupação é que possamos começar a votação à hora certa. A decisão de autorizar todos os 192 estados membros a votar é encorajadora", afirmou hoje o responsável do Secretariado da ONU em conferência de imprensa para apresentação da votação.

Os outros membros com dívidas autorizados a votar são a República Centro Africana, Comoros, Libéria e Somália. 
Portugal disputa com o Canadá e a Alemanha os dois lugares não-permanentes no Conselho de Segurança disponíveis no grupo regional "Europa Ocidental e Outros", no biénio 2011-12.

Os outros três lugares a serem sujeitos a votação não enfrentam concorrência uma vez que o número de candidatos é igual ao número de vagas, casos da Índia e África do Sul, no grupo "Ásia e África" e da Colômbia, no grupo "América Latina e Caraíbas".

No grupo Ásia e África existe um acordo informal de que cada continente selecciona um membro para ocupar cada um dos dois lugares.

Sem comentários:

Enviar um comentário