domingo, 31 de outubro de 2010

Guiné-Bissau pronta para comissão da verdade e reconciliação

A proposta da União Africana foi amplamente discutida durante encontros mantidos em Bissau com os principais atores da sociedade.

Dakar-As autoridades bissau-guineenses e os demais atores da sociedade aceitaram unanimemente o princípio da criação de uma comissão da verdade e reconciliação nacional, anunciou ontem, em Dakar, o representante especial da União Africana (UA) no país, Sebastião Isata.


De acordo com Sebastião Isata, diplomata angolano ao serviço da organização continental, todas as forças vivas do país consideram uma tal iniciativa como uma "necessidade imperiosa e um passo em frente na via da normalização política do país".
Por isso, socilitaram o apoio da comunidade inte

rnacional em geral, e da União Africana, em particular, para organizar deslocações aos países que tiveram uma experiência similar no passado, nomeadamente a África do Sul, o Ruanda e a Libéria, para recolher as suas contribuições.


Segundo a Pana, o enviado especial da UA na capital senegalesa explicou que a questão da criação de uma tal comissão, numa proposta da União Africana, foi amplamente discutida durante encontros mantidos em Bissau com os principais atores da sociedade, desde as autoridades governamentais aos representantes da sociedade civil passando pelas hierarquias religiosas católica e muçulmana.


No seu último encontro do género, disse, esta questão foi abordada com o presidente do Parlamento, Raimundo Pereira, que também corroborou que uma comissão do género ajudaria o país a chegar rapidamente a uma "verdadeira reconciliação nacional".

Sem comentários:

Enviar um comentário