segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Jovens lideram desenvolvimento comunitário

Bissau - Jovens com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos estão a liderar o desenvolvimento comunitário nas regiões de Batatá e Gabú, no leste da Guiné.

Integrados num projecto da Plan Guiné-Bissau, sensibilizam os pais para a aplicação das regras de saneamento básico, promovem os direitos e deveres das crianças e controlam as consultas pré-natais das mulheres grávidas.

Segundo, Alaje Iaiá Embalo, coordenador dos programas da Plan nas regiões de Bafatá e Gabú esta iniciativa copiada de Honduras, já está a provocar mudanças de comportamentos nas comunidades.

Este projecto foi lançado em 2006 nas regiões de intervenção da plan, Bafatá e Gabú, cobrindo actualmente 70 comunidades.

A tabanca de Gã-Tauda, da região de Bafata é uma dessas comunidades. 30 jovens, entre eles 15 raparigas, formados pela Plan, limpam as tabancas com os seus pais e outros moradores, reduzindo os casos de paludismo.

Os jovens sensibilizam as mulheres grávidas para fazerem as consultas pré-natais e controlam a assiduidade nas escolas de crianças em idades pré-escolares.

Segundo Alaje Iaiá Embalo, esta iniciativa já esta a dar os seus frutos. "O projecto já regista muitas inovações. Os efeitos são já sentidos nas comunidades na mudança de comportamentos das crianças e dos próprios adultos."

Os maiores efeitos se registam nos domínios de saneamento básico e do respeito aos direitos das crianças, confirmou Iaiá Embalo, em declarações à BBC.

O casamento forçado foi praticamente abolido em Gã-Tauda, devido à força da promoção dos direitos das crianças.

"Os meus pais permitiram-me frequentar a escola tal como aos meus irmãos. Aqui todos os pais deixam as suas filhas estudar" disse Ibana Sanhá de 16 anos, em declrações à BBC.

Os níveis de confiança nas crianças e a capacidade de resolução de problemas surpreenderam os adultos. Contrariamente aos tempos idos, os pais é que passaram a orientar-se com as recomendações dos filhos.

Respondendo como é que os adultos vêem esta mudança, Mamandin Sanhá disse tratar-se de um desenvolvimento.

"Os tempos são outros. Os nossos pais não nos permitiram estudar alegando podíamos passar a consumir bebidas alcoólicas . A minha filha já é crescida mas não a dou em casamento, mandei-a estudar, é o que todos os pais fazem agora", disse Mamandin Sanhá, pai da Ibana Sanhá, falando à BBC.

O projecto que está a revolucionar as comunidades de Bafatá e Gabú deve alargar a sua cobertura de 70 para 110 comunidades.

Mesmo assim as comunidades beneficiárias são ainda insignificantes perante as necessidades nesta matéria, em toda a Guiné - Bissau que conta com nove regiões.

Aruna Mané, coordenador de programas da Plan reconhece a necessidade do projecto chegar às outras partes da Guiné mas lamenta as limitações da instituição.

"Estamos abertos, se realmente houver financiadores interessados neste projecto, em dar formação a outras organizações para que possam implementá-los nas suas áreas de intervenção", garante Aruna Mane em entrevista à BBC.

A Plan é uma organização humanitária internacional criada pelo jornalista britânico Jonh Langdon-Davies em 1937. A organização intervém em 66 países, nas áreas de protecção da criança, saúde e educação, entre outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário