quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Projeto da Unctad beneficia Moçambique e Guiné-Bissau

Exploração de recursos naturais

Os dois países de língua portuguesa foram aprovados para fase-piloto; entre os critérios de selecção estavam a capacidade em recursos naturais, a experiência nesse sector, o volume de dados geo-científicos gerados, a língua e a área geográfica.

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, vai facilitar o programa-piloto para desenvolvimento de recursos naturais em seis países africanos.

Numa reunião que decorre nesta segunda e terças-feiras, em Genebra, a Unctad recebe altos representantes africanos, organizações internacionais e especialistas de países na área da gestão de dados, para facilitar a concretização da proposta feita no ano passado, de uma plataforma de Intercâmbio de Informação em Recursos Naturais.

Guiné-Bissau e Moçambique

A fase piloto vai abranger seis países seleccionados, entre os quais se encontram dois países de língua oficial portuguesa, Guiné-Bissau e Moçambique. Os outros quatro são: o Benim, a Guiné-Conacri, a Mauritânia e a Nigéria.
Como objectivo, pretende-se que estes países partilhem informação com outro público interessado sobre a exploração dos recursos naturais.

A iniciativa foi abrangida na resolução adotada na 13ª edição da Conferência sobre Comércio e Financiamento do Petróleo, Gás e Minas em África, que decorreu no ano passado, no Mali.

Os países foram escolhidos durante a reunião de especialistas para implementação da plataforma, que decorreu em Julho, no Benim e na qual os representantes consideraram vários factores para essa selecção.

Selecção dos países

Entre os critérios de selecção encontram-se a diferenciação na capacidade em recursos naturais, a experiência nesse sector, o volume de dados geo-científicos gerados, a língua e a área geográfica.

Neste momento, o programa dá maior relevo à questão operacional. Os delegados vão estabelecer o plano e definir a estratégia para a implementação da plataforma, assim como identificar de que forma mobilizar recursos.

No último dia da reunião, será feita a cerimónia oficial de assinaturas entre a Unctad, as organizações interessadas no projecto e os países seleccionados para a fase-piloto da plataforma de intercâmbio. Também se aguarda a apresentação de um plano detalhado das operações futuras.

Rádio ONU

Sem comentários:

Enviar um comentário