sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Apoio de Portugal nos próximos três anos vai concentrar-se na educação e segurança - presidente IPAD

Bissau - O presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), Manuel Correia, disse hoje que o apoio de Portugal à Guiné-Bissau nos próximos três anos se vai concentrar nos sectores da educação e da segurança.  

"A nossa concentração será na área da educação e da segurança, não menosprezando coisas pontuais que possam aparecer, nos próximos três anos", afirmou Manuel Correia.  

Segundo o presidente do IPAD, as "linhas condutoras do próximo aspecto da colaboração (...) será obviamente a área da educação e da segurança".

Manuel Correia falava no final de uma visita às instalações provisórias da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau.  

"Este é um dos projectos onde temos posto muito esforços. Somos o único doador que cumprimos Lisboa 2008, em que pudemos dar ao sector de segurança mais de 3 milhões de euros nos últimos dois anos", afirmou.

Portugal foi um dos primeiros países doadores a anunciar estar disposto a cooperar e ajudar a Guiné-Bissau no combate ao tráfico de droga.

Nesse sentido, organizou a Conferência Internacional Contra o Narcotráfico na Guiné-Bissau, em Dezembro de 2007 em Lisboa, e enviou um agente da Polícia Judiciária portuguesa para Bissau, equipamentos e tem sido dada formação aos agentes locais em várias áreas, nomeadamente investigação criminal e direito penal.  

Manuel Correia deslocou-se a Bissau para participar também na cerimónia de comemoração do 20.º aniversário da Faculdade de Direito de Bissau, apoiada pela Faculdade de Direito de Lisboa.  

Presente na cerimónia estará também o director-geral do Ensino Superior de Portugal, que hoje se reuniu com elementos do Ministério da Educação guineense para definir o tipo de apoio que o governo de Lisboa poderá dar ao ensino superior guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário