segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Criado 37º partido político do país (Será possivél com esta designação ? não acredito)

Bissau - O PALOP (Partido Africano da Liberdade, Organização e Progresso) é o 37º partido da Guiné-Bissau que quer promover a paz e o desenvolvimento no país e foi apresentado no fim-de-semana pelo seu fundador Albino da Fonseca. 

O novo partido ainda não está legalizado pelo Supremo Tribunal de Justiça (instância que na Guiné-Bissau faz o papel de Tribunal Constitucional), mas já tem como objecto a promoção da paz e o desenvolvimento do país. 

O PALOP, segundo Albino da Fonseca, antigo deputado e secretário-geral do Parlamento guineense, é um projecto em gestação há mais de dois anos, mas só no último fim-de-semana foi apresentado publicamente, uma vez que se encontra em fase de recolha e encaminhamento dos requisitos exigidos por lei para a sua legalização. 

Na sua primeira declaração, enquanto líder do PALOP, Albino da Fonseca, afirmou que o seu partido surgiu "numa altura crucial da vida da Guiné-Bissau", destacando o que considerou de "desavenças profundas" entre o Presidente da República e o Primeiro - ministro 

"Numa altura em que se fala da possibilidade de o país ver perdoada a sua dívida (...), começa-se outra vez a levantar fricções entre o Governo e a Presidência da República, problemas na cúpula da governação da Guiné-Bissau.

Isso é preocupante", enfatizou Albino da Fonseca ao enunciar os motivos da criação do PALOP. 

Actualmente, Albino da Fonseca dirige a Fundep (Fundação para paz, envolvimento e progresso), contudo, o político, ainda não revelou se vai abandonar a direcção da fundação ou se aquela foi transformada no novo partido. 

Albino da Fonseca foi deputado à Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento guineense) na primeira legislatura, no âmbito do multipartidarismo, em 1994, nas listas da Resistência da Guiné-Bissau (RGB, Movimento Bâ-Fata). 

Com a criação do PALOP a Guiné-Bissau passa a contar com 37 partidos políticos, para um universo eleitoral potencial de 650 mil eleitores, num país de 1,7 milhões de habitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário