quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Guardas prisionais juram bandeira

Bissau – Setenta e oito elementos da Guarda Prisional juraram esta terça-feira, em Bissau, a bandeira nacional. São agora membros efectivos deste serviço, implementado pela primeira vez na Guiné-Bissau.

A iniciativa foi apoiada por Portugal, no âmbito da cooperação com a Guiné-Bissau no quadro da reforma em curso no sector da Justiça guineense. Falando na cerimónia de juramento de bandeira, o ministro da Justiça, Mamadu Saliu Djalo Pires, apelou aos recém-formados, supervisores e os directores prisionais no sentido de se empenharem na melhoria do funcionamento dos estabelecimentos prisionais, assistência médica e no respeito escrupuloso dos direitos dos reclusos e pessoas detidas.


Foi neste cerimónia, que o governante garantiu que o Executivo tem como uma das suas prioridades, a construção e reabilitação de infra-estruturas prisionais, o reforço da formação dos recursos humanos ao serviço das unidades penitenciários e da adaptação da política de formação e reintegração social dos reclusos.


Para o director-geral dos Serviços Prisionais portugueses, Rui Sá Gomes, presente na cerimónia, ser guarda prisional é, antes de mais, trabalhar no sentido da segurança e disciplina interna, que permitem aos reclusos ter uma vida ordenada e facilitada, com educação e formação.

O responsável máximo dos serviços prisionais de Portugal sublinhou ainda que «ser efectivo da Guarda Prisional implica ter vida pessoal própria, ser psicólogo, ser a força de segurança que é utilizada quando é necessário, e exercer a autoridades dentro da cadeia».
Rui Sá Gomes destacouainda o papel que os novos formados vão desempenhar na manutenção da ordem nos centros de detenções e no país. Na cerimónia do juramento de bandeira participou o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, António Ricoca Freire.

Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

1 comentário:

  1. Aos novos e primeiros Guardas Prisionais Guineenses, desejo as maiores felicidades e sucesso profissional. A espinhosa mas muito nobre missão a que se proposeram, requer e exige de vós, desafios, que só os melhores superam.

    Bem hajam

    ResponderEliminar