terça-feira, 9 de novembro de 2010

País teve avanços económicos e sociais em 2009 e 2010

Bissau - A Guiné-Bissau teve avanços significativos na área económica e na área social entre 2009 e este ano (2010), mas a instabilidade prejudicou a entrada de recursos financeiros que impediram realizar muitas ações para o desenvolvimento.

A conclusão é do Governo da Guiné-Bissau e foi hoje anunciada no balanço dos progressos alcançados pelo Executivo do país em 2009 e 2010 no âmbito do Documento de Estratégia Nacional de Luta Contra a Pobreza.
"Há áreas em que foram dados passos mais significativos e há áreas onde os avanços foram um pouco mais tímidos", afirmou à agência Lusa Vasco Silva, diretor geral do Plano, do Ministério da Economia guineense.

Segundo Vasco Silva, foram verificados avanços "muito significativos na área económica" e "mesmo na área social, em termos de escolarização, vacinação e mortalidade materna e infantil".

O responsável elegeu a "insuficiência de recursos humanos", "fraqueza na articulação entre parceiros e Governo" e a "falta de recursos" como fatores que contribuíram para não haver ainda mais avanços.
"Nós já havíamos feito uma chamada de atenção. Identificamos como um risco a improbabilidade na mobilização de recursos, que aumentou devido à instabilidade", afirmou Vasco Silva.
"Não entraram de facto recursos que estávamos à espera para realizar determinadas ações", sublinhou.

Segundo o relatório, em 2009 e 2010, "apesar do contexto nacional e internacional difícil", o "país levou a cabo profundas reformas que permitiram registar performances marcáveis na estabilização
macroeconómica e na promoção do crescimento económico".

"Ao mesmo tempo, os resultados preliminares de inquéritos mostram uma tendência positiva da evolução dos indicadores sociais", acrescenta o documento.

No encontro, em que participaram membros do Governo, da comunidade internacional, sociedade civil e setor privado, foi também avaliado o DENARP II, para ser aplicado entre 2011 e 2015, e o relançamento da coordenação da ajuda ao desenvolvimento.

O DENARP é o quadro de referência para a planificação estratégica, programação e orçamentação das ações de desenvolvimento do país, assim como para o diálogo com os parceiros da cooperação técnica e financeira.

A preparação do DENARP II, cujo lançamento oficial ocorreu em 23 de abril, conta com a assistência técnica e financeira conjunta da ONU e Banco Africano de Desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário