sexta-feira, 26 de novembro de 2010

UEMOA defende modernização e vulgarização de meios de pagamento

Bissau, Guiné-Bissau (PANA) - A modernização e a vulgarização dos meios de pagamento constitui um desafio para os países membros da União Económica Monetária Oeste-Africana (UEMOA), afirmou o director de exploração e normas monéticas do Agrupamento Interbancário Monética (GIM), Boukary Zongo.


Boukary Zongo falava quinta-feira em Bissau durante um seminário sobre as modalidades de Aquisição Comerciante Único (ACU) destinado aos operadores económicos e aos jornalistas bissau-guineenses.


"Apesar de vários obstáculos no espaço UEMOA, os Terminais de Pagamento Electrónico (TPE) já são uma realidade nos oito países que compõem esta organização sub-regional", indicou, reconhecendo, contudo, a baixa taxa de utilização de meios modernos de pagamento bancário.


"Na zona UEMOA pouco menos de duas mil pessoas utilizam cartões eletrónicos nas suas atividades, uma taxa de cobertura muito inferior a de Marrocos estimada em 25 mil utilizadores", acrescentou.
Por seu lado, Fama Ndiaye, uma das promotoras do encontro, mostrou-se otimista quanto à vulgarização dos meios de pagamento no mercado da UEMOA, apelando aos seminaristas a contribuírem para o sucesso deste projeto essencial para o desenvolvimento económico de cada país membro.
"Na verdade existem reticências quanto ao

uso de cartões electrónicos pois há ainda uma real afeição à liquidez. Mas com vontade política podemos, em três anos, ultrapassar Marrocos na taxa de cobertura", declarou Fama Ndiaye, directora de desenvolvimento de mercado monético e rede do GIM-UEMOA.
O GIM-UEMOA, criado pelo Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) em parceria com bancos comerciais da mesma zona, já lançou no mercado interbancário cartões GIM, Visa e MasterCard.


A UEMOA agrupa o Mali, a Guiné-Bissau, o Senegal, o Níger, a Côte d'Ivoire, o Burkina Faso, o Togo e o Benin.

Sem comentários:

Enviar um comentário