sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Zamora Induta está doente e debilitado

O ex-chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau, o almirante Zamora Induta, detido no quartel de Mansoa desde Abril passado, está doente e debilitado fisicamente, disse um porta-voz do Movimento da Sociedade Civil, Filomeno Cabral.


Cabral falava à imprensa, no final de uma visita que elementos do Movimento da Sociedade Civil fizeram aos militares detidos nos quartéis de Mansoa e da Base Aérea, em Bissau, num total de seis pessoas.


"O Almirante Zamora Induta está debilitado fisicamente e doente. Nas conversas que tivemos com ele, disse-nos que sofre de palpitações e vimo-lo a arrastar uma perna", afirmou Filomeno Cabral.


Filomeno Cabral explicou também que Zamora Induta o informou que não tem recebido a visita médica tal como necessita, na medida em que às vezes tem as crises sem ter ajuda médica imediata.
A delegação do Movimento da Sociedade Civil é agrupa mais de cem organizações da sociedade civil guineense.


Em relação aos restantes detidos na prisão da Base Aérea de Bissau (o general Manuel Mina, o coronel Samba Djaló, os capitães Bacar e Malam Cassamá e alferes Pomba Branca) esses gozam de uma relativa liberdade, já que saem regularmente das celas, o que não acontece com Zamora Induta.


Em comum, os seis militares aguardam que seja cumprida a ordem dada pelo Tribunal Militar Superior há mais de dois meses no sentido de serem postos em regime de residência vigiada, e rejeitam a alegação segundo a qual tal não aconteceu por questões de segurança, contou Filomeno Cabral.

Sem comentários:

Enviar um comentário