sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Banco Privado Atlântico de Angola em Bissau para definir mecanismos de crédito

O presidente do Banco Privado Atlântico de Angola iniciou na Guiné-Bissau encontros com as autoridades políticas e económicas para estudar os mecanismos para abrir a linha de crédito de 25 milhões de dólares prometidos pelo Governo angolano.


A liderar a delegação que foi hoje recebida pelo primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, o presidente do Banco Privado Atlântico de Angola, André Navarro, disse aos jornalistas que a sua instituição considera que a Guiné-Bissau "tem um sistema financeiro muito interessante, com um conjunto de bancos fortes. Diria que antes de iniciar este processo de abertura de um banco, porque não falar em cooperação com os bancos já existentes. Diria que esse é o primeiro passo", afirmou André Navarro, quando questionado pela agência Lusa sobre a possibilidade de abertura de um banco do seu grupo no país.


André Navarro disse que está em Bissau em representação do Governo de Angola e ainda hoje deverá manter um encontro com instituições financeiras que operam na Guiné-Bissau para um melhor conhecimento dos projectos e hipóteses de cooperação.


Fonte do Ministério da Economia, que está a acompanhar a delegação do banco angolano, disse que o Banco Privado Atlântico de Angola tem disponíveis 25 milhões de dólares (19 milhões de euros) para financiar uma linha de crédito, para o qual podem concorrer operadores económicos detentores de projectos de médio e longo prazo.


A linha de crédito de 25 milhões de dólares foi anunciada pelas autoridades angolanas, na sequência de um pedido feito pelo Governo guineense.


Além da linha de crédito, o Governo de Angola vai também dar um apoio orçamental de 12 milhões de dólares ao Orçamento Geral de Estado guineense.


Fonte: OJE/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário