terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Crise na Costa do Marfim - Ministros das Finanças da UEMOA reúnem-se em Bissau


Bissau – A presidência rotativa do Conselho de Ministros das Finanças da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA), reúne esta quinta-feira, em Bissau.

O encontro, a ter lugar em Bissau, visa uma análise do impacto económico da crise político-militar na Costa do Marfim. A notícia foi avançada em exclusivo à PNN, por uma fonte do gabinete do Ministro das Finanças da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, que actualmente preside o grupo.
De acordo com a mesma fonte, a crise despoletada depois da segunda volta das eleições presidenciais na Costa do Marfim, no final do mês de Novembro, está a afectar de forma negativa a UEMOA, o que pode estender-se aos mercados internos de cada país membro da união.
«A Costa do Marfim é um país economicamente forte e pode ser considerado como um pulmão da economia para a sub-região portanto, qualquer situação desta natureza, afecta todos os países», disse a nossa fonte.
No encontro de Bissau, tomam parte os ministros de oito países membros da UEMOA, com a excepção do representante da Costa do Marfim, país que actualmente conta com dois ministros das Finanças, na sequência da formação de dois governos pelos dois presidentes da República que reclamam vitória eleitoral.
Ainda sobre esta situação, a nossa fonte adiantou que o ministro das Finanças guineense, enquanto presidente do Conselho de Ministros das Finanças, se mostra preocupado com crise na Costa do Marfim, devido aos efeitos negativos que pode ter na economia sub-regional.
Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário