sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Guiné-Bissau Serra Leoa e Costa do Marfim apostam no combate ao crime

Bissau - Os governos da Guiné-Bissau, Serra Leoa, Costa do Marfim e Libéria assinaram um memorando de entendimento sobre o combate a crimes transnacionais nos respectivos países.

O acordo, assinado em Freetown, capital da Serra Leoa, é uma iniciativa que já tem o apoio da comunidade internacional. O objectivo do acordo é estancar operações criminosas nos territórios da Guiné-Bissau, Serra Leoa, Costa do Marfim e Libéria.


Este memorando de entendimento, que visa combater o crime transfronteiriço nos respectivos países, assenta no facto destes quatro países apresentarem grandes fragilidades no combate ao crime organizado, nomeadamente no que diz respeito ao tráfico de droga e de seres humanos, em consequência das guerras que viveram, tornando as suas fronteiras ou sociedades mais vulneráveis a acções criminosas.


Um cenário que este instrumento de cooperação vai agora tentar combater, permitindo que os respectivos Estados criem estruturas ou unidades internas, sendo que na Guiné-Bissau, 50% dos seus efectivos da Polícia Judiciária irão trabalhar em cooperação com polícias nacionais e dos países vizinhos.

Na Guiné-Bissau, o documento foi assinado esta quarta-feira, pelos ministros guineenses da Justiça, do Interior e das Finanças, enquanto entidades ligadas ao sistema de controlo nas fronteiras. Isto, no dia em que o Governo guineense e as Nações Unidas inauguram o Gabinete Nacional da Interpol no país.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário