quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ministro das Finanças abandona Governo


Bissau – O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, anunciou publicamente, que pretende abandonar o Governo em 2011, com o objectivo de preparar a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Bissau.

Mário Vaz adiantou a informação esta quarta-feira, durante um jantar de gala de Natal com os funcionários do Ministério das Finanças, dizendo que 2011 será um ano de desafios para a Guiné-Bissau em termos financeiros mas que, infelizmente os funcionários do ministério não vão poder contar com ele à frente da instituição.


«Este será o último Natal que vou passar com vocês. Sempre disse que não ia ficar eternamente no gabinete do Ministério das Finanças», disse José Mário Vaz. Apesar da sua intenção, o responsável máximo da pasta das Finanças, disse que a última decisão vai depender do chefe do Governo, assim como da direcção do seu partido, PAIGC. José Mário Vaz recordou o seu passado, lembrando a primeira vez foi nomeada Presidente da Câmara Municipal de Bissau, sob proposta do actual primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.


«Eu gostaria de colocar a minha experiência destes dois anos em que estive à frente do Ministério das Finanças ao serviço da cidade de Bissau, se me dessem esta oportunidade», afirmou. Neste sentido, José Mário Vaz lembrou que tinha em curso um projecto para o desenvolvimento da cidade de Bissau, mas foi afastado dessas funções e os projectos foram abandonados.

Neste encontro, o ministro das Finanças disse haver necessidade de adicionar mais rigor na gestão das «coisas públicas» sob pena da Guiné-Bissau voltar atrás e pôr em causa as conquistas relativas ao perdão da dívida interna de que o país beneficiou este ano, em cerca de 900 milhões de dólares.


Refira-se que, nos finais de 2009, aquando da sua nomeação para o cargo de ministro das Finanças traçou metas para pagar salários aos funcionários públicos com recursos internos (o que aconteceu), e em 2010 voltou a colocar o desafio de atingir o Ponto de Conclusão, o que também foi conseguido este mês.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário